29/01/2023

A VERDADE APARECEU! Vidente Cigano Arrepia sobre comando do País | 29/01/2023

Os discursos de Lula se distanciam da verdade dia após dia. Nem seus apoiadores podem negar.

A mesma boca que diz que o Brasil não tem dinheiro para o auxílio Brasil, tanto que é obrigado furar o teto de gastos para cobrir, mas dias depois aparece com dinheiro para financiar gasoduto na Argentina. 

Lula quer acabar com a fome no Brasil ou fazer empréstimos no exterior? O presidente se comprometeu a financiar um gasoduto e exportá-lo para a Argentina por meio do BNDES. Este tipo de crédito falhou miseravelmente no passado. A cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos não trouxe nada de concreto.


Só Lula tem sido generoso com o colega argentino Alberto Fernandez: o Brasil pretende financiar, por meio do BNDES, a segunda fase da construção de um gasoduto ligando a jazida de gás de xisto de Vaca Muerta à capital, Buenos Aires. Lula justifica a concessão do crédito com as seguintes palavras. 

Às vezes, somos criticados por nossa ignorância. Pessoas que pensam que o financiamento da engenharia é impossível em outros países. Acho que o Brasil não só pode, como precisa ajudar todos os parceiros. É de se perguntar se Lula realmente acreditou nisso, ou se estava simplesmente tentando dar alguma esperança a seus companheiros sofredores em meio a uma grave crise.


O gasoduto passa por várias províncias antes de finalmente chegar à capital. Como esse gás chega de lá até o Brasil? Isso exigiria uma conexão com a rede de distribuição de gás natural da Bolívia ou um terminal de gás liquefeito. Tudo isso é caro e não traz energia para o Brasil.Além disso, mesmo que a empresa brasileira empreenda a construção, o risco de crédito é muito alto.


Na Argentina, as províncias por onde passa o gasoduto têm impostos diferentes. Pior de tudo, a Argentina tem controles de capital, duas dúzias de taxas de câmbio nacionais diferentes e um fundo de reserva internacional cronicamente vazio. 

A Argentina também é conhecida por não pagar suas dívidas. Por isso mesmo o país tem dificuldade de conseguir crédito do exterior. A Argentina deve US$ 40 bilhões apenas ao FMI. A construção de gasodutos e o BNDES têm poucas chances de reaver o dinheiro. O risco do financiamento correrá por conta do contribuinte brasileiro.


Como a maioria dos impostos no Brasil incide sobre o consumo, pode-se dizer que os pobres do Brasil pagariam por um gasoduto no país vizinho, do qual o Brasil provavelmente não tiraria muito benefício.


Contato do Cigano

Whatsapp: (48) 99144-5662

Whatsapp: (48) 99178-8723

Fone fixo: (48) 3039-5893

Aceitamos todos os meios de
pagamento

Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Total de acessos

Trabalhos

Arquivos

Arquivo do site

Tecnologia do Blogger.