O luta contra o comunismo continua, neste momento milhões de cubanos vão as clamando por liberdade, por um governo justo.
Em pleno século 21 ainda existem países que são dominados por pessoas que atrasam o crescimento do país e joga seus conterrâneos na miséria. A pergunta que fica é, quanto tempo os Castros vão esperar e quantas pessoas morrendo de fome eles vão ver até se tocar e irem embora. Esta luta que os cubanos entraram é de encher de orgulho o resto do mundo.
A paciência acabou: manifestações anti-ditadura de Cuba. Devido à escassez crônica de alimentos e medicamentos, os cubanos responderam aos apelos nas redes sociais e foram às ruas. Nos últimos anos, em uma mobilização de massa sem lideranças claras, a imagem de manifestantes convocados pelas redes sociais ocupando as ruas se tornou lugar-comum.
Mesmo assim, a difusão deste fenômeno em Cuba supera as expectativas de todos. A perseguição aos dissidentes na ilha é recorrente, exaustiva e muitas vezes cruel, mas nem todas as agências repressivas podem conter a insatisfação dos cubanos, que estão cansados de falta de fundos, alimentos, remédios, eletricidade e tudo mais.
Essas operações começaram em San Antonio de los Baños e Santiago, a 30 quilômetros de Havana, e milhares de pessoas (principalmente jovens) exigiram o fim das falhas diárias de energia e da vacinação contra Covid-19. Um total de 60 cidades aconteceram em protestos, carros de polícia foram destruídos e uma loja estatal foi saqueada.
Esse é um raio de esperança que pode trazer a coragem ao povo Venezuelano. Em Havana, a violência policial não impediu que centenas de manifestantes cercassem o símbolo da cidade, o Capitólio. Eles gritavam "Abaixo a ditadura", "Liberdade" e "Pátria e vida". Esta é uma espécie de subversão pública. O slogan oficial , "Pátria ou Morte".
Os venezuelanos aínda tentaram ensaiar uma virada de mesa contra o chavismo, Nas eleições para presidência do país a vitória foi para Nicolás Maduro. Juan Quaidó que era seu concorrente acusou fraudes nas eleições e se declarou o presidente, durante algum tempo ele ficou com esse título mas sem exercer o poder de presidente, recentemente teve a casa invadida pelos soldados de Nicolás Maduro, mostrando quem realmente está no poder.
A crise na Venezuela é terrível, as pessoas chegaram ao ponto de se alimentar de seus animais de estimação, tamanha é a fome no país. Acompanhe a seguir Iago falando sobre o assunto.
Whatsapp: (51) 9 9288-5337
Whatsapp: (48) 9 9178-8723
Fone fixo: (48) 3039-5893
Rua Manoel Loureiro n 405 ap 1202 Condomínio Residencial Santiago Cep 88117-330 Barreiros São José
0 comments:
Postar um comentário