Oriente médio tenta achar solução para os conflitos em gaza. No entanto, reunião não contou com a presença de Israel e dos Estados Unidos da América.
A cúpula da paz no Egito é um evento que reúne líderes árabes, europeus e internacionais para discutir a situação na Faixa de Gaza, onde Israel e o grupo terrorista Hamas travam uma guerra desde o dia 7 de outubro de 2023. A cúpula foi convocada pelo Egito, que quer desempenhar um papel diplomático importante no conflito, já que foi o primeiro país árabe a assinar um acordo de paz com Israel, em 1979, e tem o único ponto de entrada para Gaza que não é controlado por Israel, em Rafah.
O objetivo da cúpula é buscar uma solução pacífica para o conflito, que já matou milhares de pessoas e provocou uma crise humanitária em Gaza, onde há escassez de água, comida, medicamentos e eletricidade. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que participa da cúpula, pediu um cessar-fogo imediato entre as partes envolvidas e disse que é hora de agir para acabar com "esse terrível pesadelo". Ele também afirmou que nada justifica o ataque do Hamas, que matou cerca de 1.400 israelenses, mas que isso não pode justificar uma "punição coletiva" ao povo palestino.
No entanto, a cúpula enfrenta dificuldades para alcançar um consenso, pois não conta com a presença de Israel nem de representantes de alto escalão dos Estados Unidos, que são aliados de Israel e vetaram uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que pedia o fim dos ataques.
Whatsapp: (48) 99178-8723
Fone fixo: (48) 3039-5893
0 comments:
Postar um comentário