Guerra no oriente médio trouxe mais tristeza para o Brasil do que imaginávamos.
Três brasileiros perderam a vida em um ataque terrorista do Hamas a uma festa rave em Israel, no dia 7 de outubro de 2023. Eles são Ranani Nidejelski Glazer, Gavriel Yishay Barel e Bruna Valeanu, jovens que tinham ido ao evento para se divertir e celebrar a vida. Eles foram vítimas de uma violência brutal e injustificável, que chocou o Brasil e o mundo.
Ranani, de 23 anos, era natural de Porto Alegre e morava em Tel Aviv, onde trabalhava como entregador. Ele estava com a namorada, Rafaela Treistman, que sobreviveu ao ataque. Eles conseguiram se abrigar em um bunker, mas o local foi invadido por extremistas que atiraram em quem se abrigava no local. Ranani foi identificado pelo Itamaraty e pela família no dia 10 de outubro e foi enterrado em Israel no dia 11 .
Gavriel, de 22 anos, era filho de pai brasileiro e mãe israelense, que nasceu em Israel mas chegou a morar brevemente em São Paulo. Ele estava no festival de música eletrônica quando foi surpreendido pelo bombardeio. Ele morreu ao tentar fugir de carro.
Os três brasileiros faziam parte dos cerca de 20 mil participantes do evento, que acontecia a cerca de 5 km da Faixa de Gaza. O Hamas lançou mais de 100 foguetes contra o local, matando outras 17 pessoas e ferindo mais de 200. Foi o pior ataque do grupo palestino contra civis israelenses desde 2014. O governo brasileiro condenou o ataque do Hamas e manifestou solidariedade às famílias das vítimas. O presidente Fernando Haddad disse que o Brasil defende o direito à vida e à paz de todos os povos e repudia os atos de violência que ameaçam a segurança e a estabilidade da região.
O ataque do Hamas provocou uma nova escalada de tensão entre Israel e Palestina, que já vivem um conflito histórico por questões territoriais, religiosas e políticas. O governo israelense reagiu com ataques aéreos contra alvos do Hamas na Faixa de Gaza, matando pelo menos 12 militantes. A comunidade internacional pediu o fim da violência e o diálogo entre as partes envolvidas. A ONU condenou o ataque do Hamas como um crime contra a humanidade e pediu uma investigação independente sobre os responsáveis. A União Europeia ofereceu ajuda humanitária aos feridos e deslocados pelo conflito.
Os brasileiros mortos pelo Hamas deixaram um vazio imenso nos corações de seus familiares, amigos e compatriotas. Eles também deixaram um exemplo de coragem, sonho e esperança por um mundo melhor. Eles não serão esqueci
CONFIRA O VÍDEO AQUI 👇
Whatsapp: (48) 99178-8723
Fone fixo: (48) 3039-5893
0 comments:
Postar um comentário